Apresentação
Os humildes inícios do Instituto das Irmãs da Providência remontam a 01 de fevereiro de 1837, dia em que foi inaugurada em Udine a Casa das Derellitas e as primeiras nove professoras decidem dedicar-se, a tempo pleno, à acolhida e educação das meninas mais pobres da cidade.
A cerimônia reservada das promessas de consagração ao Senhor, do primeiro grupo das jovens irmãs, teve lugar em Udine na noite do Natal de 1845.
O Fundador Luís Scrosoppi, do Oratório de São Filipe Neri, é um santo humilde, rico de profunda vida interior e de generosa bondade, dotado de sadio realismo e daquela tenacidade que nunca se abate, pelo contrário, nas provações ganha novo vigor.
Trabalha com zelo incansável para o bem dos pobres e confia totalmente na divina Providência que acompanha sempre sua vida e a vida da Família religiosa por ele fundada: as Irmãs da Providência.
O Instituto, colocado sob a proteção de São Caetano de Thiene, é de direito Pontifício, sendo reconhecido com o Decreto de Louvor pela Santa Sé em 1862.